Corumbá de Goiás - A Cidade das Cachoeiras

Fundada em 1730 a cidade conserva até hoje seus traços coloniais nos casarões e sobrados, construídos pelos bandeirantes em busca de ouro. O rio Corumbá com suas águas claras e suas inúmeras cachoeiras é ideal para a prática de canoagem. O Salto de Corumbá é uma das grandes atrações turísticas, pela sua beleza selvagem e natural.

Corumbá surgiu às margens do rio que lhe da o nome e de cujo leito brotou o ouro que deu prosperidade e progresso à cidade. Sua nascente fica no sopé dos picos dos Pirineus, na divisa com Pirenópolis. É uma grande atração para os turistas, especialmente no trecho de uma magnífica queda, a Cachoeira do Salto, de águas ricas e calmas e que formam piscinas naturais, tendo nas proximidades grutas, pedras gigantes e lagos. O acesso é feito por encostas cheias de árvores e filetes de rios com águas brilhantes que caem em cascatas.

Fora a beleza da queda de 60 metros de água límpida e refrescante, hoje o local forma, junto com as cachoeiras do Cantuário, Pai Inácio e Monjolinho, o maior conjunto turístico da região, a cinco quilômetros do centro de Corumbá, e oferece condições propícias para a prática de esportes radicais como rapel, canoagem, mountain bike e trilhas. O leito do rio foi reconduzido a seu curso, mas para isso foi necessário uma verdadeira obra de reengenharia ambiental.

Para chegar ao topo do Salto é necessário percorrer uma longa e íngreme trilha de pedras, tendo à volta a vegetação típica do cerrado. O esforço é recompensado pela vista do rio, das montanhas e da cidade de Corumbá. Ao descer a pedra para chegar ao poço o turista recebe os respingos da água que pode chegar a 2º C. O paredão de pedra domina o cenário.

Em Corumbá de Goiás o visitante pode apreciar também a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Construída entre 1774 e 1880, possui belas pinturas e imagens, entre elas a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Cidade, em tamanho natural. A Ponte sobre o Rio Corumbá, com 110 metros de comprimento e toda de madeira, é outra curiosidade. Por fim, visitar o Sobrado de Áurea Fleury é conhecer o primeiro estabelecimento comercial, que funcionou também como sede regional da Guarda Nacional e Juizado de Órfãos.

Saindo de Goiânia

Seguir rumo Anápolis (BR-060) e no segundo trevo entrar na Belém-Brasilia (BR-153). Ainda na área urbana de Anápolis virar à direita no sentido Corumbá (BR-414). Após Corumbá siga mais 10 Km (sentido Cocalzinho) até o Salto Corumbá.

Saindo de Brasília

Seguir rumo Ceilândia(Estrada Parque) passando por Aguas Lindas (BR-070) sentido Cocalzinho. Após Cocalzinho, siga mais 8 km (BR-414) até o Salto Corumbá

Amanhã nossa viagem segue para Caldas Novas, cidade das águas quentes! Até la!

0 Responses

Postar um comentário