Pinenópolis - Folclore e Diversidade Natural


A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte (nome inspirado em uma enchente que derrubou parte da ponte do Rio das Almas) tornou-se um acampamento de garimpeiros e teve seu crescimento ligado a essa atividade. A mão-de-obra principal era formada de escravos negros e índios que ainda habitavam a região. Ela se tornou uma terra sem lei marcada pelo autoritarismo, violência e sonegação de impostos.
Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), as Igrejas de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e de Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Pirenópolis) (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, e o Cine-Pireneus, em estilo art-deco, de 1919 e a Casa de Câmara e a Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733
Uma das característricas que fazem de Pirenópolis um destino atraente é a diversidade de ofertas em atividades. Do turismo de compras ao turismo de aventura. Do turismo gastronômico ao ecoturismo.
Para visitar os roteiros turísticos, o visitante dispõe de uma infra-estrutura bem montada, com um CAT - Centro de Apoio ao Turista, diversas agências, restaurantes, pousadas, lojas, fazendas de eco-turismo e guias de turismo. Os principais atrativos são as cachoeiras e reservas naturais. Mas o município encanta com seu visual limpo e o horizonte cercado de morros. À noite, temos bares e restaurante com música ao vivo na Rua do lazer e o folclore é rico e encantador. Em suma, Pirenópolis ainda é um município de interior com o povo pacato, hospitaleiro e festivo, onde se pode caminhar por ruas de pedras cumprimentando a todos e gastando um tempinho para uma boa prosa.
Ecoturismo em Pirenópolis é com certeza um dos pontos altos da cidade e o destino escolhido por aqueles que desejam descansar em um ambiente tranqüilo e cercado de natureza. Suas diversas cachoeiras, parques, serras e reservas ambientais fazem parte do roteiro dos milhares de turistas que visitam a cidade.
A maior reserva é o Parque Estadual Serra dos Pireneus, que fica nos municípios de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás, abrangendo uma área de 2.833 hectares e abrigando uma vasta vegetação do cerrado.

Pirenópolis reserva muitas belezas naturais, mas grande parte delas encontram-se um pouco distantes do centro histórico e das estradas asfaltadas da região. Apenas um passeio Off Road é capaz de desvendar toda exuberância da natureza que a região possui.Através de um veiculo 4X4, pilotado por um profissional experiente, é possível desbravar boa parte do cerrado e conhecer de perto montanhas, vales, veredas, florestas e lindas cachoeiras em uma experiência inesquecível. A aventura inclui atravessar pequenos riachos, passagens incríveis por erosões, desvios em atoleiros, passando por trilhas quase inexploradas e chegando a lugares surpreendentes, intocados pela mão do homem. Uma verdadeira proposta de contato com a natureza e com as sensações de fazer parte dela.
Pirenópolis abriga uma explêndida cachoeira de 42 metros de queda, envolta em mata ciliar exuberante e corredeiras de pedras cristalinas, com quase 1.000 m altitude e próximo a diversas nascentes e poços de águas muitos límpidas. Existe uma caverna atrás do véu da cachoeira.
Administrado por pessoas comprometidas com a preservação ambiental, que oferecem, além de tudo, uma farta refeição caipira, caprichada e feita no fogão a lenha.
Tudo isso num ambiente harmonioso, construído especialmente para integrar uma natureza rara com as diversas espécies típicas das fisionomias do cerrado e o homem.

Resumindo, Pirenópolis é uma cidade do interior de Goiás, tombada como patrimônio histórico nacional. Consagrado pólo turístico regional, guarda em seus casarões seculares um retrato vivo da história goiana. Cercada por natureza exuberante, oferece a seus visitantes agradável estada com diversos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes. Além de uma farta culinária e festividades folclóricas tradicionais. Vale a pena conhecê-la.

Saindo do Rio de Janeiro
Sair em direção a Petrópolis pela BR-040. São 140 km (aprox.) até a Divisa com o Estado de Minas Gerais. Daí basta seguir pela BR-040 até Belo Horizonte. O trajeto Rio/BH é de 444 km (aprox.). De Belo Horizonte seguir pela BR-040 até Brasília (DF) 741 km (aprox.).

Saindo de São Paulo
Pela Via Anhanguera (SP-330)até a Divisa de Minas Gerais são 447km (aprox.) Daí seguir pela BR-050 até Uberlandia passando por Uberaba que são mais 141 km (aprox.). De Uberlândia até a divisa de Minas Gerais com Goiás são mais 78 km (aprox.). Seguir pela mesma rodovia até a cidade de Catalão (aqui está a fábrica da Mitsubishi do Brasil) que são mais 34 km (aprox.).

Saindo de Goiânia
São (aprox.)120km em estrada asfaltada em ótimo estado de conservação. Saír de Goiânia em direção a Anápolis pela BR-153. De Goiânia ao trevo de Anápolis são (aprox.) 50 Km, bem rápidos e seguros (autopista). Em seguida, pegue a BR-414, uma estrada de duas mãos com asfalto em bom estado até Planalmira (aprox.) 40 km, daí entrar à esquerda na GO 338 num percurso de (aprox.) 25 Km, estrada em ótimas condições de tráfego até Pirenópolis.

Amanhã nossa viajem continua no coração de Goiás, onde pegaremos a estrada em direção a Corumbá de Goiás, um pequena cidadezinha do interior rica de um passado histórico. Ate lá!
0 Responses

Postar um comentário