Goiás Velho - História e Tradição



Indicada pela Unesco em 2001 como Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade de Goiás (GO) nasceu com a redescoberta do ouro pelos bandeirantes em 1725 no Rio Vermelho, afluente do Araguaia. Situada a 496m de altitude, nos contrafortes da Serra Dourada, a antiga Vila Boa é um dos melhores roteiros de turismo eco-histórico do país. Conhecida como Goiás Velho, foi capital desde 1749, com a criação da provincia, até 1937, quando o governo mudou-se para Goiânia, a 148 km.
Bem preservada, com fiação subterrânea e iluminação imitando lampiões, passa por revitalização histórica mas depende ainda de investimentos em tratamento de esgotos, despoluição e infra-estrutura de serviços. Seus principais pontos de turismo histórico são o Museu da Bandeira (1766), o Chafariz (1778), o Palácio Conde dos Arcos (1749), o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, a Cruz do Anhaguera, os casarões (inclusive da poetisa Cora Coralina), a antiga casa que teria pertencido à família do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva e as dezenas de igrejas (como Santa Bárbara, S. Francisco, Areias etc), além das ruas agora com iluminação tipo lampião, bem como antigas fazendas cercadas por muros de pedras feitos por escravos.
Uma das atrações turística é a Caichoeira das Andorinhas, situada dentro da fazenda manduzanzan, a 6 km da cidade de Goiás (GO), a cachoeira das Andorinhas tem só 9m de altura mas apresenta rara beleza. Entre rochas de arenito, com restos de pedra-sabão, suas formações abrigam andorinhas quando de sua permanência no hemisfério sul. O acesso é por estrada de terra bem conservada, saindo da cidade pela lateral do morro de Santa Bárbara
. Após 6km chega-se ao entrocamento, de onde segue-se pela direita a cachoeira. São mais 500m até a entrada, onde paga-se a taxa de visitação (R$ 2 em 2001). A trilha tem outros 450 metros por dentro de mata ciliar típica das grotas que descem dos morros. Água pura, com pocinhos, lambaris, lobós e outros peixes pequenos.
[CACHOEIRA+DAS+ANDORINHAS+3.bmp]
Goiás tem o relevo marcado por amplos planaltos e chapadões. A vegetação predominante é o cerrado, entremeado por campos e matas nas áreas de várzeas. Como acontece em todo o Centro-Oeste, a região apresenta períodos de chuva e de seca bem demarcados. No auge da estiagem, de junho a setembro, a queda do nível das águas do rio Araguaia faz emergir quase 2 mil km de praias, tornando a região uma das principais atrações do estado. A 132 km de Goiânia, Goiás - ou Goiás Velho, como também é conhecida -, antiga capital goiana, também atrai visitantes com seus sobrados coloniais e igrejas de arquitetura barroca. Em direção ao sul do estado, a cidade de Caldas Novas recebe em média 1 milhão de turistas por ano, em busca de suas fontes de água quente.
Acessada a partir de Goiânia pela GO-070. De Brasília, deve-se tomar a BR-060 até Anápolis, cruzando a cidade para Nerópolis e Inhumas, onde se atinge a GO-070 para Itauçu. De Goiás pode-se seguir para o rio Araguaia (Aruanã) ou Mato Grosso (via Barra do Garça).


Amanhã continuaremos nossa viajem passando pela cidade de Pirinópolis, centro cultural e histório do estado de Goiás.
Até lá!
0 Responses

Postar um comentário