Pirapora - Banhada pelo Rio São Francisco

Seu nome tem origem indígena, os índios Cariris, que habitou as margens do Rio São Francisco onde fica a cidade, e significa "Salto do Peixe". Isso se deve ao fato de, no período da piracema, período de reprodução dos peixes, eles saltarem para vencer as corredeiras do rio à procura de locais calmos para a desova. O município teve, há algumas décadas, uma importante função como centro econômico e entroncamento de transporte intermodal da região norte e noroeste do estado. Com a perda do seu antigo aeroporto e de suas linhas aéreas regulares, da estação ferroviária e do trem diário para a capital do estado e da navegação pelo Rio São Francisco, com barcos para Juazeiro, no estado da Bahia e Petrolina, em Pernambuco, perdeu a maior parte dessa função, atualmente preenchida, principalmente, pela cidade de Montes Claros.

Do outro lado do rio São Francisco, em sua margem esquerda, Pirapora oferece aos turistas, principalmente, uma série de cachoeiras espetaculares para momentos de intenso lazer e entretenimento. São quedas d'águas de rara beleza, algumas delas com mais de 30 metros de altura, incrustradas em áreas onde bonitas veredas tornam-se também cartão postal para turistas



Festas Regionais

-Encontro Nacional de Motociclistas

Evento que ocorre geralmente entre os meses de maio/junho, e reúne motociclistas de todas as partes do país. Atualmente conta com a presença do motoclube "Kalangos do sertão".

-Micareta do Sol

Micareta que ocorre no mês de julho, reúne grande número de turistas que festejam por três dias. Conta com a presença de várias bandas, inclusive de renome Nacional.

-Expociap/Festa da uva

Evento que ocorre no mês de Setembro o qual empresários da associação comercial apresentam suas idéias para melhorar o comércio local. Conta com: desfiles de moda; comidas típicas e feiras de artesanato.

Vapor Benjamim Guimarães

O vapor foi construído em 1913, nos EUA, pela empresa James Rees & Com. Navegou no Rio Mississippi e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica. Na década de 20, a embarcação foi montada no porto de Pirapora.

Hoje, o Benjamim, único exemplar à vapor ainda em funcionamento no Brasil, faz rotineiramente passeios públicos de ida e volta, aos domingos, às 9 horas, do porto de Pirapora até a barra do Rio das Velhas (Guaicuí).

A Praia de Pirapora com extensão de 2Km, está localizada às margens do Rio São Francisco. Possui águas límpidas e correntes, a areia é fina, branca e abundante.A Praia conta com três quiosques fixos, dois barzinhos e um sanitário, além de várias palhoças que servem o tradicional peixe frito e a cerveja gelada. Existem vários campos de futebol, vôlei e peteca.Vários eventos são realizados na praia como o concurso do mister e miss praia, shows, ginástica aeróbica, jogos e outros. A área de possibilidade de banhos é delimitada pelo Corpo de Bombeiros, que presta assistência no local.

ap1661717688_31fafad21e_b-1.jpg image by felaiolelsa

Distâncias

Centros Nacionais

Polos Regionais


Amanhã nossa viajem segue para Montes Claros que é encostada em Pirapora. Até lá!
0 Responses

Postar um comentário