Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.
Eventos

- Carnaval de Rua - Anualmente, apresentam-se quatro escolas de samba no carnaval de rua da cidade.
- Corpus Christi - Nos últimos anos a procissão de Corpus Christi tem envolvido todas as paróquias; no ano de 1993, a procissão saiu da Catedral e dirigiu-se para a Capela de São Braz, na paróquia São Batista, onde foi celebrada a Missa; em 1994, a Missa foi celebrada na catederal, sequindo a procissão para a Igreja Nossa Senhora da Abadia. As ruas são enfeitadas para a passagem do Santíssimo.
- Festival de Dança da Academia Adriane Gonçalves - Espetáculo de dança encerrando o ano letivo da academia, com apresentações de ballet clássico, jazz, dança moderna, pós-moderna e funk.

- Exposições de Artes Plásticas do Centro Histórico Cultural de Patos de Minas - As Exposições podem ser individuais ou coletivas, podendo participar qualquer pessoa que satisfaça as condições estabelecidas em edital próprio, perante a apresentação de propostas para ocupação do espaço.
Várias são as formas de expressão da cultura e da a história locais como a poesia, o artesanato, as músicas populares e folclóricas, a dança erudita e popular e o teatro circense. Uma valiosa tradição viva expressa a memória e o construir histórico das últimas décadas do século XIX, com os grupos de Folias de Reis, Congado e Moçambique. As manifestações religiosas também se destacam, pela riqueza dos rituais, em especial, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, o tradicional Encontro de Folias de Reis e o Congresso Folclórico no mês de abril.
FenaMilho
A Festa do Milho surgiu da necessidade de criar-se um marco social que projetasse o Município como grande centro agricultor. A primeira festa que se realizou no Município foi em Bom Sucesso, em 29 de junho de 1956, quando ainda era povoado, hoj

Gera emprego e renda para a cidade, lotando hotéis, bares, restaurantes e repúblicas e tem uma movimentação financeira na ordem de R$50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais) por ano. A cidade transforma-se e recebe inúmeros visitantes, empreendedores, investidores e consumidores e são efetivados valiosos contatos comerciais. Brilha aqui um grandioso espetáculo artístico e cultural, de grandes oportunidades e negócios. São dez dias de festa, em que os patenses, paturebas e visitantes compartilham suas alegrias.
Patos de Minas apresenta um gra

Como Chegar?
As vias de acesso rodoviário são:
Belo Horizonte: a BR 354 fornece acesso à BR 262, ligando Patos de Minas a Belo Horizonte.
Uberlândia/ Patrocínio/Norte de Minas/ Nordeste do Brasil/Canal de São Simão e à BR 040; esta liga Patos de Minas a Brasília e também ao Rio de Janeiro.
Araxá/ São Paulo: a BR 146 liga Patos de Minas a Araxá e à BR-172, que dá acesso a São Paulo.
Cidades Vizinhas: a MGT-354 liga Patos de Minas a Presidente Olegário, Lagamar e Vazante e à MG-410 (entroncamento Pres.Olegário/Lagamar), que leva à BR-040.
Nosso próximo destino sai de Minas Gerais e vai para São Paulo. Até lá!