Poços de Caldas - Águas que Curam

A história de Poços de Caldas tem seu início na descoberta das suas fontes e nascentes de água a 45 graus centígrados na área que passou a ser conhecida como Campos de Caldas, no final do século XVIII, por Bandeirantes que vinham em busca de ouro e pedras preciosas. A Cidade de Poços de Caldas está localizada na região Sul de Minas, possui clima ameno e temperatura média de 18 graus. É uma das mais desenvolvidas na região, com Indústria e Comércio bem desenvolvidos. As águas sulfurosas são destaque na cidade, podendo ser desfrutada em diversas fontes e no Thermas Antônio Carlos. O teleférico é uma opção para se chegar ao Cristo, de onde pode se observar a bela paisagem serrana e a cidade. A cidade oferece ainda muitas outras opções, como o Recanto Japonês, o Parque Temático Walter World, Museus, Teatros, Cinemas e outros. . .

Parte considerável das atividades econômicas do município gira em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais usadas em diversas terapias. Por estar a 260 km do município de São Paulo e a 169 km de Campinas (às quais se liga por estradas em boa parte de pista dupla) e ainda a 468 km de Belo Horizonte e 470 km do município de Rio de Janeiro, o fluxo de turistas oriundos destes grandes centros é expressivo, e ajuda a movimentar o comércio local e ainda a produção de doces artesanais e de objetos decorativos em vidro fundido que lembram os de Murano, na Itália. O município de Poços de Caldas foi tema do samba-enredo 2006 da Escola de Samba Beija-Flor do Rio de Janeiro. Como um dos atrativos culturais de Poços de Caldas, temos a Banda Municipal Maestro Azevedo, tombada em 2005 como patrimônio artístico cultural do município, a banda faz suas apresentações dominicais desde o ano de 1914 no Coreto da Praça.

Atrações

Rica em recursos hídricos, Poços de Caldas resolve associar os atrativos naturais da Cascata das Antas ao potencial hidrelétrico. Em 1898, inaugura sua primeira usina hidrelétrica, denominada Empresa Força e Luz, passando a ser uma das primeiras cidades do país a gerar a própria energia elétrica. O glamour do ponto turístico está ligado às suas quedas d’água. Os respingos da cascata deixam os turistas maravilhados com sua beleza e imponência diante de uma obra da natureza.

Situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira Véu das Noivas é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. Mata ciliar e rochas associam-se à paisagem. No local, há um trenzinho que realiza passeios nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais. Além de feira de artesanato funciona no antigo restaurante.

Para quem não curte um passeio a beira mata, pode usufruir da Feira da Fepasa, assim denominada por se localizar anexa à estação de trem, em frente ao Museu Histórico e Geográfico, é mantida pela associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Poços de Caldas. Expõe de terça a sábado, das 9h às 17h, objetos em chifre, madeira, confecções em tricô, trabalhos em tear, ponto de cruz, crochê, bijuterias, brinquedos em madeira, matelassê, bolsas, flores artesanais, reciclagem de alumínio e imãs de cobre, doces caseiros e mel.


Como Chegar?

Três eixos viários possibilitam o acesso a Poços de Caldas:

SP 342: seguindo da Rod. Adhemar Pereira de Barros (SP340) - ligação com São Paulo através do portão de entrada da Região de Campinas.

BR 267: iniciando na Fernão Dias (BR381) - ligação com a capital Belo Horizonte.

BR 459: vindo pela Presidente Dutra (BR116) - ligação com a região de São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro.

A BR 459, também chamada de Rota Tecnológica, localiza-se em um dos maiores centros de pesquisas e empresas que desenvolvem a tecnologia brasileira, entre as quais estão as cidades de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Lorena, entre outras.


Nossa próxima parada será em Juíz de Fora! Até Lá!
0 Responses

Postar um comentário