Lavras Novas - Teoria x História

Há quase trezentos anos, aventureiros e exploradores movidos pelo sonho de riqueza fácil chegaram aos bandos neste povoado do interior de Minas Gerais. O ouro, que era farto, atraiu muita gente a esta região. A história do lugar ainda causa polêmica: alguns já disseram que Lavras Novas era um quilombo, talvez pelo fato da grande maioria dos nativos serem negros. Mas não há nada confirmado sobre o assunto, o que não impede que algumas casas, cavernas e matas tenham sido usadas como esconderijo de escravos fugidos, como afirmam alguns pesquisadores. Os moradores, alguns exímios contadores de "causos", teimam em confirmar esta teoria.
Conservando grande parte das características originais, o povoado não mudou muito em todo
esse tempo: as casinhas coloridas em estilo colonial formam um bonito cenário ao redor da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica no meio do povoado. A igreja foi erguida em 1762 e tem construção simples, mas que chama atenção pelos detalhes em pedra sabão em sua fachada. No dia 16 de agosto, acontece a festa do Divino e de Nossa Senhora dos Prazeres, e as danças folclóricas, comidas típicas e os rituais enchem o lugar de cores e sons.

Lavras Novas é um desses lugares que se guardaram por muito tempo. Uma localidade outrora perdida, felizmente redescoberta pelos visitantes. Já é grande o movimento de turistas nos finais de semana e feriados prolongados. Belas pousadas e restaurantes já despontam no relevo montanhoso, proporcionando conforto e deleite junto à simplicidade do povo e rusticidade da paisagem.
O vilarejo é cercado por quedas d’água. Das 14 encontradas nas imediações, cinco delas têm fácil acesso e são bem freqüentadas nos fins de semana. Dentre as mais conhecidas, estão a do Falcão, a do Castelinho e a dos Três Pingos. O aspecto montanhoso da região atrai praticantes de rappel, trekking, ciclismo e trail. Os caminhos, riachos e paredões são encarados com muito bom humor e animação pelos esportistas. Enfim, Lavras Novas é seu canto. Seja para descansar, ouvir o barulho dos pássaros e das cachoeiras, seja para curtir uma noite animadíssima com os amigos ou para se aventurar atravessando riachos e escalando paredões de pedra.

Para conhecer e aproveitar melhor um passeio por Lavras Novas, vá sempre acompanhado de um guia local. As atrações são mal sinalizadas e algumas oferecem perigo, como a cachoeira do Rapel. Com mais de 200 metros de queda - contando todos os seus degraus - não é recomendada para turistas inexperientes. Mesmo assim é possível chegar perto da queda, passando por outra atração: os pocinhos. São ideais para um refrescante banho.A mais bela cachoeira, cabeçeira da represa, leva o nome da Padroeira do local, Nossa Senhora dos Prazeres. O acesso é demorado, o carro vai até certo ponto. Depois são mais ou menos quarenta minutos de caminhada. Contudo o sacrifício é recompensado pela força da queda. Uma chuva fina, formada pelo bater ruidoso das águas, refresca o cansaço


Como Chegar?

Belo Horizonte: o caminho mais prático e todo asfaltado é pela BR040, sentido Rio de Janeiro. Depois de rodar aproximadamente 20 quilômetros, entrar no trevo sentido Ouro Preto (BR356 - rodovia dos Inconfidentes) e seguir até a cidade.

Rio de Janeiro: o trajeto é quase todo pela BR040, até Conselheiro Lafaiete. Desta cidade pegar a Estrada Real (asfaltada), passando por Ouro Branco e chegando a Ouro Preto.

São Paulo: é pela BR381 até o trevo para Lavras. A partir daí pegar a BR265 até Barbacena. Desta cidade acessar a BR040 sentido Belo Horizonte até Conselheiro Lafaiete. Entrar em Lafaiete e seguir pela Estrada Real (asfaltada), passando por Ouro Branco e finalmente chegando a até a cidade.

Nossa próxima parada é Poços de Caldas! Te encontro lá!

0 Responses

Postar um comentário