Uberaba - Cidade das Sete Colinas



Uma cidade múltipla. Uberaba é conhecida como um centro de espiritualidade, do gado zebu e dos importantes sítios arqueológicos. Mas, bem antes disso, esse destino já tinha sua importância reconhecida. Politicamente, essa terra era importante centro de decisões relativas à região do Triângulo. Situava-se num ponto estratégico, próximo a Goiás e a São Paulo, sendo rota de boiadeiros, comerciantes, e até de tropas brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1865-1870). Mas o desbravamento de sua região só começa após o declínio da atividade mineradora.

Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu, espécie que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX após a importação das primeiras matrizes da Índia. Uberaba foi famosa, por seus boiadeiros, que faziam de cada boiada chegada do Pantanal à cidade, um acontecimento social.



Mas nem só de gado vive a cidade. Uberaba é rota de turismo religioso para quem busca paz de espírito, sendo considerado um destino de fé. Foi aqui que o maior médium brasileiro, Chico Xavier, juntou multidões. Apesar de ter nascido em Pedro Leopoldo, ele escolheu a cidade do Triângulo para viver e cumprir sua missão. Suas sessões de psicografia atraíam muitas pessoas que buscavam contatos com entes queridos já falecidos. Nessa época, muitos artistas e estrangeiros visitavam Uberaba em busca das palavras de Chico.

Uberaba também produz conhecimento. Há uma universidade e várias faculdades e centros de formação profissional na cidade que atraem estudantes de Minas, Goiás, Mato Grosso e outras localidades.
Bem antes dos zebus pisarem em pastos do Triângulo, a região foi habitada por grandes dinossauros, que foram encontrados em Peirópolis. Lá, os paleontólogos da América Latina estudam os fósseis no sítio arqueológico. Quem quer descobrir mais sobre esses animais pode visitar o Museu dos Dinossauros, onde os fósseis e as réplicas dos animais estão expostos.

Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao significativo crescimento econômico, turismo religioso, passando pelo interesse cada vez maior pelo Sítio e Museu Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos até o turismo educacional.
O município de Uberaba integra o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.

Axé Uberaba


Realiza-se, no segundo semestre, o Axé Uberaba, um dos maiores eventos do gênero no Brasil com 3 dias de festas, geralmente no mês de outubro. O Axé Uberaba tem uma grande estrutura com camarote,área do bloco e espaço para a pipoca, tudo para os foliões curtirem os três dias de festa com segurança e conforto.

Expozebu

Foi fundada em 1934 e é uma das principais atrações turísticas de Uberaba. A Expozebu (maior exposição de gado zebu do mundo), se realiza anualmente no mês de maio, atraindo pessoas de várias partes do país e do exterior. Além de atrações como Rodeios, Shows musicais e a própria exposição, serve como ponto de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite. Reúne mais de 3 mil animais das raças zebuínas - nelore, nelore mocho, gir, guzerá, tabapuã, indubrasil e sindi - que são julgados e premiados.

Centro Park

Criado com o objetivo de abrigar os grandes eventos de música, tirando do meio da cidade as atividades que geram grande ruído, o local foi inaugurado em fevereiro deste ano, durante o carnaval com o Axé Uberaba 2008.

Como Chegar?

BR-262
BR-464 (Liga Conquista a BR 050)
BR-050 (Uberaba/São Paulo totalmente duplicada)
MG-190
LMG-798
MG-427

Amanhã seguiremos para Ouro Preto! Até Lá!

0 Responses

Postar um comentário