Araxá - Onde o Sol Nasce Primeiro


Conhecida pelo potencial hidromineral, a cidade prioriza a exploração racional de seus de seus recursos incentivando o turismo ecológico. Cidade de nome indígena - "local onde primeiro se avista o sol" – Araxá é privilegiada pela natureza com suas inúmeras riquezas. A construção do Grande Hotel do Barreiro e suas termas trouxeram o turismo para a cidade e com ele aflorou várias riquezas da região.

Este lugar, tipicamente hospitaleiro, está situado no Alto Paraíba, em uma das paisagens mais belas das "minas gerais", composta pela serra da Bocaina e da Canastra. A bacia hidrográfica é formada pelos rios Grande e Paraíba, que além de possibilitarem a umidade do clima da cidade, ainda são responsáveis pela inclusão da cidade no Circuito das Àguas de Mians Gerais. As propriedades terapêuticas das águas medicinas atraem turistas de outros regiões e países. Conhecida também como a terra de Dona Beja (um mito que se transformou Ana Jacinta de São José, moradora da cidade do século XIX), a cidade explora também o seu potencial histórico. O Museu Dona Beja e a Fundação Calmon Barreto dispõem de instalações apropriadas ao turismo. Esses locais guaradam a memória da cidade desde os seus primeiros habitantes, os índios Araxás. Frequentemente, ambos são palcos de exposições de artistas da terra, resgantando assim, culturas e origens. A cidade está passando por uma importante reestruturação, visando oferecerlocais mais adequadas que atendam às diversas solicitações turísticas. O Parque do Cristo, por exemplo, está sendo reformado.

Privilegiada, a região desfruta de rios, lagos, cachoeiras, trilhas e serras, favorecendo a pratica de passeios e esportes radicais. Hoje a cidade disponibiliza esportes como: escalada, rafting (descida de barco em corredeiras), rapel, trail de motos e jepes, esqui aquático e vôo livre.

Atrações

Grande Hotel de Araxá

Inaugurado em 1944, por
Benedito Valadares, então governador de Minas Gerais, e pelo presidente Getúlio Vargas, o complexo do Grande Hotel abriu uma nova era de esplendor para Araxá e todo o interior mineiro, sendo palco de grandes acontecimentos sociais, políticos e culturais.
O
Grande Hotel de Araxá se impõe pela magnitude de seu conjunto arquitetônico. Projetado por Luiz Signorelli, sob influência do estilo missões, tem aproximadamente 43.000 m² de área construída. Impressiona pelos seus imponentes salões, revestidos em mármore de Carrara, decorados por rico mobiliário, lustres de cristais da Boêmia, janelas com cristais franceses bisotados, obras de arte em afresco e vitrais.

Termas de Araxá

A grandeza e esplendor das edificações do Barreiro se repetem nessa casa de banhos, spa e tratamento de beleza. São nada menos que 16 mil m² de bom gosto primoroso e refinado acabamento. As Termas de Araxá estão ligadas ao Grande Hotel por uma galeria suspensa decorada com afrescos de paisagens dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Sua entrada principal é surpreendente e no seu "foyer" encontra-se uma rotunda em vitrais multicoloridos que narra trechos épicos da história de Minas Gerais, trazendo momentos sob a perspectiva das águas e filtra a luz natural que ali penetra, construindo uma bela obra de arte.


Fonte Dona Beja

Entre pedras vulcânicas, em uma gruta estilizada em forma de emanatório, brota a água mineral, bicarbonada cálcia magnesiana e radioativa, cujas propriedades ativam o metabolismo e estimulam a assimilação diurética, atuando com desintoxicante e agente hipotensivo. Uma bela paisagem pode ser apreciada de seus mirantes.

Museu Dona Beja

Há um museu que também leva o nome de Dona Beja. Ele retrata a história de Araxá e suas tradições culturais, através de seus ciclos econômicos: a pecuária, o turismo e a mineração. Batizado em homenagem a figura mitológica de Ana Jacinta de São José, fica localizado em um sobrado do século XIX, onde Dona Beja teria residido, recebendo personalidades para seus famosos saraus e reuniões de cunho político.
Como Chegar?
São Paulo: O melhor caminho para voce que parte da cidade de São Paulo é pela Rodovia Anhanguera, passando pelas cidades de Campinas, Franca e Sacramento.

Rio de Janeiro: Para quem parte do Rio de Janeiro, o melhor caminho é pela BR 262, seguindo do Rio seguem até Belo Horizonte, completando a viagem pela BR-262.

Belo Horizonte: De Belo Horizonte ate a cidade de Araxá, o melhor caminho é a BR 262, passando pelas cidades de Nova Serrana, Luz e chegando a Araxá.

Brasília: Para quem parte da Capital Brasileira, o caminho sugerido é a BR 050, passando por Uberlandia e seguindo ate Araxá.
Nossa viagem segue para a cidade de Lavras Novas! Até Lá!
0 Responses

Postar um comentário