Diamantina - Lenda e História

CatedralDiamantina.jpg image by Ricardo_NJ
Diamantina é a cidade histórica mineira localizada mais ao norte do estado. Em seu centro histórico possui casarões coloniais e igrejas no estilo barroco como atrações principais. Está situada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2002.
A cidade é grande, com cerca de 42000 habitantes, porem bastante tranqüila, com ruas de pedras e um centro muito bem conservado. Além de vários bares e bons restaurantes que fazem uma deliciosa comida caseira, a cidade é marco zero da Estrada Real e possui também como atrativos, não só as construções históricas, mas grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas ao redor da cidade.

Principais atrações

Casa de Chica da Silva – construída no século 18, foi moradia de Chica da Silva.Igreja N. S. do Carmo ( 1760/1765) – tem seus altares folheados a ouro imagens portuguesas do século 18, lustres de cristal.End: Rua do Carmo. Sua visitação custa 2 reais.

Museu do Diamante – há apenas uma sala destinada a mineração , com pedras e instrumentos usados na classificação de diamantes e pesagem do ouro. Tem outra parte que há um bom acervo sobre arte sacra com imagens e oratórios do século 18.End: Rua Direita 14. Entrada 1 real.

Passadiço da Casa da Glória – (1878) - um dos cartões postais da cidade. Interessante construção suspensa sobre a rua, ligando dois sobrados. Foi moradia para administradores do garimpo de diamantes, e colégio para meninas. Hoje abriga o Instituto Casa da Glória, da UFMG, de apoio a Geologia.



Para quem tem tempo um bom lugar pra conhecer é o vilarejo de Milho Verde a cerca de 30 Km do centro de diamantina, seu acesso é por estrada de terra em condições não muito boas , mas o lugar compensa, no caminho tem se um visual
deslumbrante da região , passa-se por uma cachoeira, no caminho. E também por dois outros vilarejos, o do Val e o de São Gonçalo do Rio das Pedras. Em Milho Verde, há varias cachoeiras para se visitas, tem pousada e camping no local.

Eventos

Vesperata
É a maior manifestação musical da cidade. Acontece nas janelas dos casarões do centro histórico da cidade, todos os sábados entre os meses de março a outubro com a presença dos músicos locais que fazem seus shows nas sacadas dos casarões históricos, tocando musicas populares.

Festival de Inverno da UFMG
Evento anual que acontece todo mês de julho na cidade e é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um festival de artes, com oficinas, mostras e apresentações direcionado para estudantes e profissionais das áreas de Artes Audiovisuais, Artes Cênicas, Música, Literatura e Artes Plásticas, e conta com a participação de importantes nomes do meio artístico internacional, nacional e dos locais. Nesta época a cidade fica cheia e num ambiente muito gostoso, o inverno seco da região produz dias quentes com sol e noites bem frias. Para quem curte um friozinho é uma boa pedida!


A cidade de Diamantina possui diversas lendas do tempo da mineração e dos escravos. Como algumas histórias de túneis secretos feito por escravos que leva à tesouros e de assombrações.
Várias destas histórias tem como personagem principal Chica da Silva (segunda metade do século XVIII), escrava que por sua beleza encantou o maior explorador de diamantes da cidade, João Fernandes de Oliveira, cuja fortuna era descrita popularmente como sendo maior do que a do rei de Portugal.

Como Chegar?

Partindo de São Paulo: o melhor acesso é pegar a Rodovia Fernão Dias, BR 381 até Belo Horizonte. A partir dai, seguir a Br 040 (sentido Brasília) até o trevo para a BR 135 que está localizado a 20 km, aproximadamente, do município de Paraopeba (MG). Seguir 60 km até o município de Curvelo (MG). Deste ponto em diante, entrar no trevo para a BR 259, ligando Curvelo a Diamantina.

Saindo de Belo Horizonte: seguir pela BR 040 (sentido Brasília) até o trevo para a BR 135 que está localizado a 20 km aproximadamente do município de Paraopeba (MG). Seguir 60 km até o município de Curvelo (MG). Deste ponto em diante, entrar no trevo para a BR 259, ligando Curvelo a Diamantina.

Saindo do Rio de Janeiro: o melhor acesso é pela BR 040 até Belo Horizonte, ( em seguida é só seguir o descrito acima).

Nossa viagem segue para Araxá! Até Lá!
0 Responses

Postar um comentário