Governador Valadares - Plataforma Mundial de Vôo Livre


O turista que aqui chega percebe, a distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, ele avista, ainda na estrada, o pico da Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso rio Doce, é ponto de referência para todos que por aqui passam. Pode ser avistado também de todos os bairros urbanos. Localizado na serra de mesmo nome, é constituído de formações rochosas de formato pontiagudo. Por sua singular beleza paisagística, é constituído por uma Área de Preservação Ambiental (APA) com 6.243 hectares, que permite a coexistência de atividades econômicas e habitacionais, as quais não prejudiquem o meio ambiente e está entre os lugares mais conhecidos no mundo para a prática do vôo livre.

Abençoada por possuir o pico da Ibituruna com seus 1.123 metros de altitude, que oferece aos praticantes de esportes radicais um local ideal para suas aventuras, Governador Valadares é conhecida como a "Plataforma Mundial do Vôo Livre". A cada ano, centenas de praticantes do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa, do Japão e da Austrália enchem o céu da cidade com as suas coloridas asas-deltas e paragliders. As condições térmicas do seu clima, com predominância do sol na maior parte do ano, colocam a cidade como ponto obrigatório de quem quer realizar grandes vôos, em grandes distâncias e com alto grau de aventura. Além do vôo livre, o pico oferece também condições para outros esportes de emoção ou radicais, como rappel, escalada e trekking.

Atrações

Pico da Ibituruna

Com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos mais lindos cartões postais.

Praça Serra Lima

É uma homenagem a um dos pioneiros de Governador Valadares: José Serra Lima, o homem que projetou a área central da cidade. Ela é um dos pontos mais tradicionais, e que não passa desapercebida. É exuberante para quem trafega pelo centro. Possui um chafariz com iluminação, e no natal, ela destaca-se pelos arranjos natalinos nas oitis (árvore urbana predominante).

Museu da Cidade (Governador Valadares)

O Museu Histórico do Município de Governador Valadares foi fundado em 1983, com o nome de Museu da Cidade. Abriga uma variada gama de objetos, com um acervo de mais de 1.200 peças, desde instrumentos de suplício (utilizados para castigar escravos), trajes litúrgicos antigos, aparelhos telefônicos, cerâmicas indígenas, documentos e fotografias até pequenas curiosidades como a cópia da Planta Original do Traçado da Cidade.

Eventos Festivos

GV Folia

Carnaval fora de época. Ocorre todo ano em abril, em 2007 foi eleita a micareta mais segura do país. Com excelente estrutura e bandas nacionais a festa movimenta a cidade em seus 3 ou 4 dias deixando os Hotéis lotados

TIM Valadares Jazz Festival

O Festival de Jazz de Governador Valadares, chega à sua décima primeira edição cumprindo a missão de levar aos valadarenses e aos mineiros do leste de Minas Gerais, o melhor do jazz e da música instrumental brasileira, com o vigor e a energia que sempre caracterizaram o evento.
Em 2008 o festival aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho e foi dedicado aos 50 anos da
Bossa Nova. A Bossa Nova, movimento musical que tem status de ritmo, completou 50 anos em 2008.

Expoagro

A exposição é realizada no mês de julho, promovida pela união ruralista Rio Doce. Sua duração é de uma semana. Dentro da programação constam exposições, leilões, concursos de animais, rodeios, vaquejadas e shows artísticos. A exposição é o maior evento do setor agropecuário, com destaques para bovinos e eqüinos da região do Vale do Rio Doce. A exposição vem atraindo cada vez mais visitantes e expositores das diversas regiões de Minas.

Como Chegar?

BR-381 para Belo Horizonte e São Paulo
BR-116 para Fortaleza
BR-259 para Felixlândia e João Neiva
BR-451 para Bocaiuva
MG-314 para Peçanha

Amanhã iremos rumo a Diamantina. Até Lá!
0 Responses

Postar um comentário