Belo Horizonte - qualidade de vida reconhecida pela ONU.

Uma cidade imaginada e tecida em meio às suaves montanhas centrais de Minas Gerais. A importação de projetos arquitetônicos franceses na virada para o séc.XX, somada à modernidade de Niemeyer da década de 1940, marcaram o nascimento de uma nova concepção urbanística no Brasil. Jovial e tradicional, aristocrática e popular, clássica e moderna... Assim é a capital, cuja qualidade de vida é exemplo reconhecido inclusive pela ONU.

Belo Horizonte seduz turistas com seu exuberante cenário e enorme potencial para a cultura e negócios. Sedia eventos de importância internacional, destacando-se como um dos maiores centros industriais da América Latina. A sólida tradição cultural da cidade também a transforma em um interessante centro catalisador das artes. Em Belo Horizonte lazer e negócios estão na medida certa.
Conhecida pelo potencial - seu parque produtivo é o quinto maior da América do Sul -, a capital de Minas Gerais se destaca na indústria automobilística e de autopeças, siderurgia, eletrônica e construção civil. A capacidade instalada pelo setor industrial, aliada às ótimas condições de segurança e conforto, atraem participantes e promotores de grandes eventos empresariais.

Mas o terceiro centro industrial do país não atrai turistas somente a negócios. O lazer, a cultura e o espírito mineiro se abraçam e pulsam na capital. Não é para menos: a cidade está estrategicamente localizada na porção central do Estado. O clima agradável, belas paisagens, a arquitetura eclética e a proximidade com importantes cidades turísticas mineiras completam o amplo mosaico oferecido. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas e Caeté dão uma idéia de quão rico pode ser um passeio a Belo Horizonte.
História, folclore e tradições mineiras à parte, Belo Horizonte criou também uma identidade própria, cosmopolita e rica em alternativas de lazer, dignas de uma metrópole. Considerada a cidade brasileira com maior número de bares por habitante, sua noite oferece opções para os mais variados estilos, seja a badalação ou a gastronomia de qualidade internacional.
Nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", existem na cidade cerca de 14.000 estabelecimentos, mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. O lazer da cidade ocorre em seus milhares de restaurantes, bares e botecos. A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem a cerveja, o chope, o vinho ou a famosa cachaça mineira.
As opções para ir são inúmeras. É possível frequentar desde o tradicional
boteco-copo-sujo até sofisticados restaurantes, adegas, choperias, pubs e cafés. As motivações para frequentar os bares também são variadas: há estabelecimentos especializados no happy hour, no fim-de-noite, em negócios, em paquera, em música e outros.
Todos os anos no mês de abril é realizado o festival Comida di Buteco, competição anual de bares que serve de pretexto para visitar diversos bares e botecos de BH todas as noite durante um mês em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos, como dizem os mineiros. Alguns dos 40 melhores bares disputam em categorias como higiene, temperatura da cerveja, serviço e principalmente, o melhor tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados mas também por votação popular.
A Feira de Artes e Artesanato de Belo Horizonte é a maior do gênero em espaço aberto da América Latina. Reunindo aproximadamente 50 mil visitantes por semana, conta com mais de 2.500 expositores que expõem e vendem trabalhos artesanais. Os produtos chegam de diversas regiões do estado: das peças artesanais do Vale do Jequitinhonha até as roupas de frio do Sul de Minas, incluindo quinquilharias, bijuterias, sapatos e alimentos. Ocorre sempre aos domingos, das 6 às 14 horas na Avenida Afonso Pena (que é fechada para o trânsito de veículos) entre a Rua da Bahia e Rua dos Guajajaras, numa distância de cerca de 700 metros nos dois sentidos da avenida.
O grande número de festivais de dança, teatro, circo, além das freqüentes exposições, transformam Beagá, como é chamada por seus moradores, em um coquetel cultural. Desista de desvendá-la totalmente em uma única visita. É preciso voltar, voltar, voltar sempre à Belo Horizonte!

















Como Chegar?
São Paulo: De São Paulo basta pegar a BR381 (rodovia Fernão Dias), passando pelo sul de Minas (cidades de Extrema, Pouso Alegre, Varginha...).
Rio de Janeiro: Do Rio de Janeiro (capital) o trajeto é todo pela BR040 (subindo o mapa), passando por Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG). Há três pedágios no trecho entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG).
Goiás e Brasília: Para quem vem de Goiás e Distrito Federal o melhor é pegar a BR040, até Belo Horizonte. A viagem segue pelas cidades de Paracatu (MG), João Pinheiro (MG), Três Marias (MG) e Sete Lagoas (MG).
Amanhã nossa viagem continua ruma a mais uma cidade do Triângulo Mineiro, Uberlândia! Até lá!
1 Response
  1. Maysa Says:

    BH é demais!!!!!

    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog


Postar um comentário