Patos de Minas - Capital do Milho

Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 20 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do estado e a 16ª maior cidade de Minas Gerais em população.
Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

Eventos

- Feira de Artesanato - A Feira expõe artesanato em capim, madeira, bordados, crochê, tricô, bonecas, bijoterias, flores, etc. É realizada no segundo final de semana de cada mês.

- Carnaval de Rua - Anualmente, apresentam-se quatro escolas de samba no carnaval de rua da cidade.

- Corpus Christi - Nos últimos anos a procissão de Corpus Christi tem envolvido todas as paróquias; no ano de 1993, a procissão saiu da Catedral e dirigiu-se para a Capela de São Braz, na paróquia São Batista, onde foi celebrada a Missa; em 1994, a Missa foi celebrada na catederal, sequindo a procissão para a Igreja Nossa Senhora da Abadia. As ruas são enfeitadas para a passagem do Santíssimo.

- Festival de Dança da Academia Adriane Gonçalves - Espetáculo de dança encerrando o ano letivo da academia, com apresentações de ballet clássico, jazz, dança moderna, pós-moderna e funk.


- Exposições de Artes Plásticas do Centro Histórico Cultural de Patos de Minas - As Exposições podem ser individuais ou coletivas, podendo participar qualquer pessoa que satisfaça as condições estabelecidas em edital próprio, perante a apresentação de propostas para ocupação do espaço.



Várias são as formas de expressão da cultura e da a história locais como a poesia, o artesanato, as músicas populares e folclóricas, a dança erudita e popular e o teatro circense. Uma valiosa tradição viva expressa a memória e o construir histórico das últimas décadas do século XIX, com os grupos de Folias de Reis, Congado e Moçambique. As manifestações religiosas também se destacam, pela riqueza dos rituais, em especial, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, o tradicional Encontro de Folias de Reis e o Congresso Folclórico no mês de abril.

FenaMilho

A Festa do Milho surgiu da necessidade de criar-se um marco social que projetasse o Município como grande centro agricultor. A primeira festa que se realizou no Município foi em Bom Sucesso, em 29 de junho de 1956, quando ainda era povoado, hoje Distrito de Bom Sucesso. Fenamilho ou, como é popularmente conhecida, Festa do Milho é a principal festa de Patos de Minas e uma das maiores do Estado de Minas Gerais. Realiza-se no mês de Maio e comemora o aniversário de elevação à cidade da antiga Vila de Santo Antônio dos Patos, conquistada por Major Jerônimo, vereador de Patrocínio e primeiro prefeito da cidade.
Gera emprego e renda para a cidade, lotando hotéis, bares, restaurantes e repúblicas e tem uma movimentação financeira na ordem de R$50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais) por ano. A cidade transforma-se e recebe inúmeros visitantes, empreendedores, investidores e consumidores e são efetivados valiosos contatos comerciais. Brilha aqui um grandioso espetáculo artístico e cultural, de grandes oportunidades e negócios. São dez dias de festa, em que os patenses, paturebas e visitantes compartilham suas alegrias.

Patos de Minas apresenta um grande potencial para o desenvolvimento do Turismo de Eventos, de Negócios e do Ecoturismo, oferecendo toda a infra-estrutura necessária para atender bem aos visitantes. Conta com uma moderna rede hoteleira e bons restaurantes, incluindo os de comida italiana, japonesa, chinesa e mexicana, além dos bares, pizzarias e fast foods. As vias de acesso à cidade estão em bom estado de conservação.Todos esses fatores aliados à segurança e à hospitalidade do povo patense criam um ambiente favorável ao turismo e consolidam a vocação do Município para o comércio e prestação de serviços. Com uma paisagem formada por suaves montanhas e uma vegetação típica do cerrado, Patos ainda esconde recantos naturais propícios para o desenvolvimento dos esportes ligados à natureza e do turismo rural.

Como Chegar?

As vias de acesso rodoviário são:

Belo Horizonte: a BR 354 fornece acesso à BR 262, ligando Patos de Minas a Belo Horizonte.

Uberlândia/ Patrocínio/Norte de Minas/ Nordeste do Brasil/Canal de São Simão e à BR 040; esta liga Patos de Minas a Brasília e também ao Rio de Janeiro.

Araxá/ São Paulo: a BR 146 liga Patos de Minas a Araxá e à BR-172, que dá acesso a São Paulo.

Cidades Vizinhas: a MGT-354 liga Patos de Minas a Presidente Olegário, Lagamar e Vazante e à MG-410 (entroncamento Pres.Olegário/Lagamar), que leva à BR-040.


Nosso próximo destino sai de Minas Gerais e vai para São Paulo. Até lá!


0 Responses

Postar um comentário